Histórico MISP

 

Aos Dezoito dias do mês de Setembro de 1982, nascia a Igreja Batista do Centenário. O nome escolhido foi em homenagem ao aniversário de 100 anos da Convenção Batista Brasileira. E o próprio pastor da congregação, José Heleno e Silva, foi eleito por unanimidade, pelos seus 26 membros, como pastor da referida igreja.

 

O Pr. José Heleno pastoreou a igreja por 03 anos. Após sua saída, assumiu o Pr. Edson Farias, que exerceu o ministério na igreja por aproximadamente 01 ano, sendo presidido pelo Pr. José Carlos, que, após aproximadamente 08 meses pastoreando a igreja, deixou o cargo.

A Igreja ficou um período de aproximadamente 03 anos sem pastor. Sendo administrada pelo, então irmão, e agora pastor Manoel Ramos, na época, vice-moderador. Durante este período a igreja recebeu 02 seminaristas. O irmão, agora pastor, José Henrique, que esteve na igreja pelo período de 08 meses, e após sua saída, o seminarista Antonio Jorge Neiva Reis.

 

Em 09 de Junho de 1991, o irmão Antonio Jorge Neiva Reis foi consagrado a pastor, recebendo o ministério sacerdotal, pelas mãos do Ap. Samuel Vieira Souza (in memória), pastor presidente da Igreja Batista de Amaralina - MISA.

 

Como pastor de uma igreja com 24 membros, o Pr. Jorge Neiva, empenhou-se avidamente, para que o avivamento do Senhor chegasse a aquele ministério. Buscando sempre estratégias que alargasse as tendas daquele território.

 

Em outubro de 1999, a igreja teve a sua visão de conquista ampliada, quando o Pr. Jorge Neiva e sua esposa Eliete Moreira Neiva, conheceram a Visão Celular no Modelo dos 12, através do pastor, hoje Ap. Renê Terra Nova.

 

A igreja, que, neste período contava com a sua quantidade de membros, em 150 pessoas, foi introduzida na maior estratégia de conquista de almas da sua história. Onde teve sua cultura de ganhar e firmar vidas, foi transicionada para uma visão que faz de cada alma convertida, um discípulo de Cristo, consolidado para ganhar outras almas para Jesus.

 

Dentro desta visão, foi consagrada como pastora, Eliete Moreira Neiva, esposa do Pr. Jorge Neiva, abrindo o caminho para consagrações de 08 pastores: Pra. Esmeralda Irene Piedade Mello; Pr. Antonio Carlos Freitas dos Santos e sua esposa a Pra. Zilda Santana dos Santos; Pr. Amaro José Lopes de Faria e sua esposa a Pra. Cinara Marques de Faria; Pr. Odeval Bezerra Chaves e sua esposa a Pra. Edilene Trajano de Lima Chaves; Pr. Manoel Ramos, que, cumprindo o chamado, foi enviado, para assumir a presidência de outro ministério.

 

Líderes foram levantados, formando a 1ª Geração de 12 dos pastores Jorge e Eliete Neiva, e após um período de muito empenho para alcançar o êxito da visão, a sua equipe de 12, levantou também os seus 12 líderes, cada. Os quais foram apresentados e ungidos, em um mega evento, realizado pela igreja: o levantamento dos 144, que tanto repercutiu no bairro de Castelo Branco.

 

AMPLIAR A TENDA
No ano de 2007, a igreja ousou e comprou uma área de 800 metros quadrados. Porém, quanto mais a visão é vivida, mais a igreja cresce. E em 2009, a igreja iniciou a compra de outro espaço, de 454 metros quadrados, ao lado da primeira área, comprada em 2007. Totalizando uma área de mais 1.254 metros quadrados. Adquirido pela visão e ousadia de um jovem casal de pastores, e de uma igreja que acredita no poder de Deus. Realizando assim, o maior investimento feito por uma igreja no bairro de Castelo Branco e adjacências.

 

Em 2009, quando a Visão Celular no Modelo dos 12 completava 10 anos na história da igreja, foi instituído o MISP, MINISTÉRIO INTERNACIONAL SEMEANDO A PALAVRA, no aniversário de 27 anos da Igreja. Onde também foi apresentado a todos, o projeto do novo templo.

 

Em fevereiro de 2011, o casal de pastores recebeu o convite para ingressar na equipe principal do Ap. Renê Terra Nova, em Salvador, sendo também levantados e consagrados à Apóstolos.

 

Em dezembro de 2012, outros pastores foram levantados: Pr. João de Abreu Filho, Pr. Milton da Silva Santos, Pra. Maria Aparecida Correia Batista, Pra. Scheila Cajazeiras Ferreira de Almeida e o Pr. Robson Santos Almeida. Totalizando um ministério com 12 (doze) pastores.

 

Muito foi feito, porém, muito mais ainda está para se fazer. Estamos agradecidos, porém, não satisfeitos. Porque os nossos olhos ainda não viram, e nem nossos ouvidos ouviram, o que Deus preparou para nós.

 

Apóstolos Jorge e Eliete Neiva